
Finalmente cheguei! Estou numa pequena cidade ao norte de Beirute chamada Darmur, a uns 15 quilometros do centro de Beirute, hospedando-me com um equipe de misionários que trabalha aqui. Durante a minha estadia neste lugar estarei contatando varias pessoas para poder conversar e entrevistá-las para saber sobre o que acham da situação que o Líbano e o Oriente Médio está passando agora mesmo. Será interessante coletar informação e também conversar sobre projetos futuros, onde queremos mandar equipes para o Líbano para trabalhar com escolas e orfanatos.
O ambiente aqui é calmo, ainda se vê muitos tanques e soldados e se pode constatar os danos que o conflito entre Israel e Líbano deixou. Será bom conversar com as pessoas para ver qual e a opinião deles. Uma parte do centro da cidade esta fechada, um grupo de pessoas do Hezbollah está acampado no centro da cidade e está fazendo manifestacões, então o governo deixou mais cercou ao redor de onde eles estão. Questão de segurança......
Ainda é o meu primeiro dia aqui, cheguei ontem da Síria, uma experiência tremenda. Um país com muito caráter e muitas coisas que ver. Uma das coisas que me fizeram pensar foi ver o tamanho das antigas igrejas que ainda estão em pé dentro de Damasco. Fui visitar a igreja de São Paulo (perto da antiga entrada oriental para a cidade, onde a tradição diz que foi onde ele teve a visão de Jesus), depois dela, visitei a igreja Armena, e pensei: o que tem acontecido em tanto tempo que, antes, a igreja cristã, que crescia tão rápido e era um pilar dentro do Oriente Médio, está desaparecendo e quase tornando-se relíquias e somente museos para turistas. O que tem acontecido com a população cristã, que cada vez mais tem ido para outros países? Quando haverá uma restauração e um crescimento do cristianismo numa área que tem um legado tão fortemente cristão?
Filipe

Nenhum comentário:
Postar um comentário