domingo, dezembro 25, 2005

FELIZ NATAL!


"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso." Isaías 9:6-7

Familia Amado

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Felizes Festas!


Desejos de felicidade é o que temos no coração para todos vocês.

Faz pouco tempo estive pensando no que seria a felicidade. Li um texto onde alguém disse que a felicidade é algo que “ todos temos como propósito, e que o caminho é ser compassivo e de bom coração”. Nos tempos em que vivemos, a busca pela felicidade é grande, porém, quem entre nós busca a humildade e o contentamento? Temos muitos desejos, mas quando paramos para analisar quais sao, percebemos que sao mesquinhos e egoístas. Sem pensar muito vemos que é bem o contrário de ser compassivo e de bom coração.

Podemos nos perguntar, que isto tem haver com o Natal? Bem, o Natal é um tempo onde se fala do nascimento de Jesus, dos encontros que muitos tiveram com o recém nascido, aquele que seria o Rei, Emanuel, Deus conosco. Buscaram e o encontraram. Encontraram um nascimento humilde, mas cheio de amor e afetividade. Vemos neste evento um contentamento tremendo onde apesar das circunstancias os que buscavam encontraram.

O desafio fica nas nossas mãos... o que buscamos? Somos felizes na nossa jornada, no que vivemos? Estou preparado para desfrutar da felicidade, do amor, do consolo e conforto apesar das circunstancias?

Tudo depende do que temos dentro de nós. Onde está fundamentada a minha felicidade? Não deve estar fundamentado no que eu ou outros pensam mas na certeza de que Deus me considera uma pessoa digna e única. Sou digna de desfrutar da felicidade. A felicidade não está baseada nos meus sentimentos e sim em ter a certeza de que sou importante para Deus e que meus atos tem um poder imenso em fazer deste mundo algo melhor. Posso desejar em ser como Jesus e seguir seus passos. Passos de humildade e contentamento.

Para isto Ele tem que nascer no meu coração e para alguns este nascimento acontece muitas vezes!! Cada passo com Ele é um novo nascimento. É um novo reconhecimento de que só Ele é o caminho, a verdade, e a vida. Só Nele encontramos a felicidade tão esperada porque está baseada no que somos e para o que fomos criados. Que estes dias sejam dias de reflexão da nossa jornada, reflexão sobre onde queremos chegar.

Desejamos a todos muita força e coragem para encontrar o que buscam e que esta busca produza o encontro (ou o re-encontro...) mais importante da sua vida.

Um grande abraço a todos e Felizes Festas!

Pela família Amado,

Rosangela

sexta-feira, novembro 18, 2005

NOTICIA DO DIA!



Ontem a Ro conseguiu (depois de estudar muito) passar no exame teórico para tirar a carteira de motorista britanica (com a carteira brasileira ela já nao podia continuar dirigindo na Europa). Agora, só falta o exame prático, que ela pensa fazer dentro de um mes (e, conforme a foto ao lado sugere, será brincadeirinha de criança...). Parabéns Ro!

Marcos

Alegria



Queridos,

Este tempo aqui na Inglaterra, apesar da correria dos estudos, tem sido muito bom para nós como família, pois tem nos ajudado a descansar da vida bem agitada que levávamos na Espanha. Estamos tendo a oportunidade de estar mais tempo com a Pri de uma maneira muito especial e também de acompanhar o Filipe nos seus primeiro e segundo anos de estudos universitários, e de uma vida independente.

O Fe, graças a Deus, tem ido muito bem na universidade. Um dia desses o professor até pediu para ele abaixar o nível! A Priscila tem nos surpreendido pelo esforço que ela tem feito para fazer o 1º Colegial em inglês e espanhol (ela faz um curso a distancia de todas as matérias em Espanhol). Todo este esforço tem nos dado um sentido de orgulho pelos nossos filhos!

Creio que o maior desafio do momento continua sendo as finanças pois não tem sido fácil cobrir os gastos de estudo do Marcos e do Filipe (o Fe ganhou uma bolsa do governo inglês e trabalha 20 horas por semana, mas mesmo assim os gastos com casa e comida são altos). A Priscila está em uma escola do governo e no caso dela os gastos são mínimos.

Seguimos contando com as suas orações neste sentido, assim como pelo futuro ministério que estaremos tendo na Espanha, a partir da metade de 2006. O Marcos estará assumindo como Diretor Executivo do Instituto Ibero-Americano de Estudos Transculturais, onde obreiros latinos são treinados. Certamente os desafios serão muitos e vamos na segurança de que é o lugar onde o Senhor nos quer durante os próximos anos.

Abraços a todos!

Rosangela Amado

segunda-feira, outubro 17, 2005

Iraque, Argentina e Venezuela


Queridos,

Se tiverem um tempinho, 'cliquem' aqui http://pub21.bravenet.com/vote/vote.php?usernum=1745010079&cpv=2 e poderão responder rapidamente à duas perguntas.

Abraços,

Marcos

sábado, outubro 08, 2005

Depois do verão



Queridos,

Depois de quatro mêses no sábado passado finalmente conseguimos reunir-nos, uma vez mais, como família. O Filipe tinha ido para o Brasil onde, além de visitar a família, igreja e amigos, participou de um projeto missionário no nordeste. A Pri foi para a Espanha onde ficou com várias famílias da igreja. Quando os dois regressaram a Rosangela e eu tínhamos viajado por alguns dias. Agora, já estamos todos de volta à nossa rotina de estudos e trabalho.

Depois de terminar o mestrado em missões (a minha dissertação final foi um estudo comparativo sobre a Misericórdia de Deus na Bíblia e no Alcorão) no All Nations Christian College (http://www.allnations.ac.uk/) eu comecei na semana passada um mestrado em teologia na London School of Theology (http://www.lst.ac.uk/), com especialização em Estudos Islâmicos. O Filipe está fazendo o segundo ano de Marketing e a Pri está fazendo, ao mesmo tempo, o 1º Colegial em Inglês e Espanhol (ela tem sido bem esforçada e disciplinada!) A Ro, depois de terminar o primeiro módulo de estudos em Sociologia, decidiu dar um tempo e curtir mais a família e o tempo que nos resta aqui na Inglaterra (possivelmente até abril de 2006).

Somos muito gratos a Deus pela forma que ele tem nos ajudado e guiado até aqui. Este tempo de estudos na Inglaterra era um sonho que eu tinha há muitos anos , e considero isto um grande privilégio. Muito obrigado pelo apoio e orações de todos vocês.

Novos motivos de agradecimento e oração:

1. Agradecemos ao Senhor pelo cuidado que ele tem tido com cada um de nós e o tempo tão proveitoso que estamos tendo aqui na Inglaterra como família e individualmente.
2. Pelo regresso seguro do Filipe e da Pri depois das viagens que fizeram ao Brasil e Espanha.
3. Pelo término do Mestrado em Missões. Ainda estou esperando a nota do trabalho final, mas creio que não desapontará :-)
4. Necessitamos oração pelos estudos de cada um. Que o Senhor nos de força e sabedoria.
5. Continuamos tendo que apertar bem os cinturões pois o custo de vida aqui é bastante alto. Esperamos continuar vendo milagres neste sentido e contamos com as suas orações.

Um forte abraço a todos.

Marcos

quarta-feira, setembro 07, 2005

O Regresso da Pri


Queridos,

Depois de mais de um mês de férias na Espanha (na casa de famílias amigas) a Pri já voltou para casa com muitas histórias para contar e querendo regressar à Espanha o mais rápido possível (na foto, a Pri com a sua amiga Eli). É muito bom te-la de volta pois a casa estava muito “aburrida” sem ela. No seu primeiro dia de aula aqui na Inglaterra ela teve uma notícia muito boa: tirou A* (a máxima nota possível) nos exames de língua espanhola. Parabéns Pri!

Dentro de duas semanas será a vez do Filipe regressar do Brasil. Depois de mais de 3 meses, a família finalmente poderá reunir-se uma vez mais.

Abraços,

Ma e Ro

segunda-feira, agosto 29, 2005

O Choque de Civilizações


Queridos,

Dois dias atrás eu terminei de ler um livro (O Choque de Civilizações, Editora Objetiva, R$ 54,90) que, na verdade, eu já deveria ter lido tempos atrás. Apesar de ter sido publicado há quase dez anos, continua sendo extremamente atual e importante. Foi escrito pelo professor Samuel Huntington, da Universidade de Harvard, e basicamente defende a importância das culturas locais (as quais, nas suas manifestações mais amplas, são civilizações) “como motivadoras de alianças e choques no mundo contemporâneo”. Ele crê que o mundo atual pode ser dividido em sete civilizações: Ocidental, Latina Americana, Africana, Islâmica, Chinesa, Hindu, Ortodoxa, Budista e Japonesa. De acordo com Huntington, deste grupo as que provavelmente estarão tendo choques entre si, devido às diferenças sociais, culturais, econômicas e religiosas, sãos as Ocidental, Islâmica e Chinesa.

O autor faz uma análise bastante detalhada das características destas civilizações, principalmente a Ocidental, para justificar as suas conclusões. No entanto, vários aspectos me chamaram bastante à atenção. A primeira é a diferenciação que ele faz entre ocidentalização e modernização. As diferentes civilizações estão se modernizando, e não necessariamente ocidentalizando-se. Apesar de aceitarem certos aspectos modernos, as mesmas estão mantendo os seus princípios e valores. Portanto, falar de uma “ocidentalização global” é, segundo Huntington, pura falácia.

Outro aspecto interessante (vindo de alguém cuja principal preocupação é social e política) é que o autor condena o Ocidente (principalmente a Europa) por estar negando as suas raízes cristãs, enquanto as demais civilizações (principalmente a muçulmana) se afincam cada vez mais às suas raízes religiosas e/ou filosóficas. Isto pode ser visto no que alguns chamam de a “revanche de Deus” onde, depois de um período onde os filósofos pensavam que o mundo estaria se afastando cada vez mais do conceito de um ser divino e todo poderoso, ocorreu, a partir dos anos 70, exatamente o contrário: avivamento religioso e fundamentalista em várias regiões do mundo.

Na opinião de Huntington o Ocidente corre o risco de perder a sua hegemonia, não só por questões econômicas ou demográficas mas, principalmente, porque existe uma marcada manifestação de declínio moral que inclui:

1. Aumento do comportamento anti-social, como o crime, o uso de drogas e violência de uma forma geral;
2. A crise do conceito de família, incluindo um aumento importante no número de divórcios, filhos ilegítimos, gravidez na adolescência, e famílias com pais solteiros;
3. Declínio considerável do envolvimento da população em geral com organizações de caráter humanitário;
4. Uma diminuição na ética de trabalho e um aumento do culto da indulgência pessoal;
5. Diminuição no compromisso relacionado com atividades intelectuais, com uma conseqüente diminuição dos níveis de escolaridade.

Entre outras coisas (como, por exemplo, uma maior ocidentalização da América Latina), Huntington crê que a esperança de um Ocidente forte passa por uma renovação dos aspectos morais e um maior reconhecimento e afinco à herança cristã que está na base da criação e desenvolvimento dos países ocidentais.

É claro que a tese de Huntington levantou muita polêmica em diferentes partes do mundo. No entanto, as implicações do que ele diz (caso estiverem pelo menos parcialmente corretas) são enormes, principalmente se nos perguntamos qual é o papel dos cristãos diante da realidade do mundo atual. Será que estamos sendo luz e sal da terra? Será que, de alguma forma, poderíamos contribuir para evitar um “choque de civilizações”? Será que devemos nos conformar com o fato de que culturas, onde a presença do cristianismo é extremamente reduzida, estejam mais preocupadas com a situação da família, o cuidado dos mais velhos, um maior compromisso com a educação, uma ética trabalhista menos egoísta e um maior compromisso social? Sem dúvida, são aspectos que devemos considerar seriamente à luz da Palavra. Pessoalmente creio que, como cristãos, poderíamos ter um impacto positivo no mundo muito maior do que estamos tendo atualmente, caso realmente estivéssemos dispostos a levar mais a sério o que a Bíblia diz. Que o Senhor nos de muito discernimento nestes tempos de grandes desafios.

Os seus comentários serão muito bem vindos. Um forte abraço.

Nele,

Marcos


PS: O livro pode ser encontrado na Livraria Saraiva online: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=390760&ID=3EFC40117D5081B0A0F1A0154

sábado, agosto 13, 2005

Aniversário de Casamento


Queridos,

Quinta-feira passada (11 de agosto) a Rosangela e eu comemoramos 21 anos de casados. Por isto (e aproveitando que a Pri está na Espanha e o Filipe no Brasil), fomos a um jardim botânico a uns 10 kms. de Londres (Kew Gardens). Passamos um dia muito gostoso e, dado à beleza do lugar, era difícil saber por onde deveríamos começar a visita. Havia também uma exposição de artefatos feitos de vidro, criados por um artista norte-americano. Muitas vezes, os mesmos se confundiam com as plantas e as flores, causando um efeito muito bonito. Como dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, estou anexando algumas fotos para que vocês também possam desfrutar. Um forte abraço a todos, Marcos

P.S.: Para aumentar o tamanho, basta clicar na foto.
Obra de arte feita de vidro Posted by Picasa
Vidro e plantas Posted by Picasa
Explosao de cores Posted by Picasa
Flor aqu�tica Posted by Picasa
Flores diante do lago Posted by Picasa
Cada vez mais jovem! Posted by Picasa
Vista Panoramica Posted by Picasa
Flores de vidro Posted by Picasa

sábado, julho 16, 2005

Era possível evitar?


Queridos,

Um pouco mais de uma semana depois dos atentados terroristas em Londres, a situação na cidade está mais tranqüila. Na verdade, foi interessante ver a “fleuma britânica” em ação: a impressão que as pessoas davam era mais de estoicismo do que de espanto ou horror. Mas, fleuma britânica à parte, as investigações que a polícia vem realizando revelaram fatos extremamente preocupantes para o Reino Unido e para a Europa. Além de descobrir ramificações que chegam até o Egito e Paquistão, tudo indica que estes foram os primeiros “homens-bombas” a se imolarem dentro da Europa. E, para complicar ainda mais a situação, apesar de serem de filhos de pais paquistaneses, a maioria dos envolvidos nasceram e cresceram neste país e são cidadãos britânicos de pleno direito, o que complica ainda mais o quadro. As pessoas responsáveis pela segurança nacional já não podem pensar somente na possibilidade de “homens-bombas” vindo do exterior, mas também naqueles que são súditos britânicos e seguem os ensinamentos do Alcorão. Estamos falando de milhões de pessoas!

Realmente tenho que confessar que me admiro de ver como os políticos europeus permitiram que a situação chegasse a este ponto. Não era preciso ter uma bola de cristal para perceber, muitos anos atrás, que as atividades de grupos muçulmanos extremistas na Europa levariam a uma situação perigosa no futuro, com desenlaces preocupantes. Lembro-me que, quando ainda vivíamos no Norte da África, escutávamos sobre muçulmanos que deixavam os seus países porque eram perseguidos por suas idéias extremistas, mas que tinham toda a liberdade para pregar as suas ideologias na França, Holanda, Inglaterra, Alemanha, etc. Agora, estas idéias estão muito difundidas por todo o continente, e a tarefa das autoridades se tornou muito mais complicada. Infelizmente, tudo indica que não haverá uma solução fácil. Mais que nunca, nossa intercessão se faz muito necessária.

Um forte abraço,

Marcos

sexta-feira, julho 08, 2005

quinta-feira, julho 07, 2005

Ataques terroristas em Londres


Queridos,

Hoje, por volta das 9 da manhã (hora local), várias explosões sacudiram o centro de Londres. Uma delas foi em uma das estações do metrô que costumamos usar quando vamos a Londres (que está a uns 40 kms aqui de casa). Pelas primeiras notícias fornecidas pela BBC há vários mortos e centenas de feridos. A rainha Elizabeth e o Primeiro Ministro Tony Blair já fizeram pronunciamentos lamentando a tragédia e condenando veementemente estes ataques terroristas.

Infelizmente esta é uma realidade do mundo moderno que preocupa a todos: o terrorismo fomentado pelo movimento islâmico fundamentalista. Nos últimos anos, cidades importantes como Nova York, Madrid, e agora Londres (ainda falta confirmação sobre os autores), foram alvos de fanáticos, que em total desrespeito pela vida humana, trouxeram destruição e morte de forma avassaladora. Nossas orações, sem dúvida alguma, devem estar com as vítimas e seus parentes, assim como com os governantes das nações afetadas.

Ao mesmo tempo, apesar do sentimento de impotência que certamente muitos de nós sentimos por não sabermos o que fazer para resolver esta situação, tenho a convicção de que, além da oração, outro passo que podemos dar é tentar entender melhor este problema através de uma análise cuidadosa e com discernimento. Evitaremos assim, assumir posições baseadas somente no que o rádio e a televisão nos transmitem, e poderemos fazer uma avaliação mais equilibrada sobre este tema, que é extremamente complexo.

Recentemente eu escrevi um ensaio intitulado: “O Islamismo Fundamentalista e as suas causas”. Caso você queira receber este documento, por favor me envie um e-mail (msamado@gmail.com) simplesmente colocando no assunto a palavra “ensaio” e com muito prazer lhe enviarei uma cópia. Espero com isto contribuir, mesmo que de uma maneira tão pequena, para uma melhor compreensão do assunto.

Um forte abraço!

Marcos

domingo, junho 26, 2005

Democracia ao estilo Arabe Posted by Hello

sábado, junho 25, 2005

O Fe no Brasil

Queridos,

Dois dias atrás deixamos o Filipe em um dos aeroportos de Londres, de onde ele embarcou para São Paulo. Ele permanecerá no Brasil aproximadamente três meses, visitando a igreja, parentes e amigos. Um presente muito especial que ele recebeu é que ele poderá participar, durante um mês, de um projeto de evangelização no Piauí, promovido pela missão Juvep. Isto só foi possível porque a Igreja Batista do Morumbi o está apoiando. Temos certeza que a experiência será inesquecível, e agradecemos a Deus por ter usado a IBMorumbi neste sentido. Estaremos contando com as suas orações, para que o Guilherme Andrade (outro jovem da igreja que também estará participando), o Filipe e os demais membros que participarão deste projeto sejam grandemente usados por Deus.

A Ro, a Pri e eu, apesar de termos ficado com “água na boca” (queríamos ter ido com o Fe!), estamos bem. O verão britânico até agora tem sido bem quente, o que não é nada normal. Em setembro eu terei duas semanas de férias, e esperamos ter alguns dias de descanso antes de começar as aulas outra vez, ao redor do dia 27/09.

Abraços a todos,

Marcos

quarta-feira, junho 01, 2005

Igreja transformada em Mesquita na cidade de Istambul, Turquia. Posted by Hello

Invasão Turca na Europa?

Em qualquer conversa casual com os britânicos, não é difícil perceber que a maioria da população está totalmente contra a possibilidade de uma integração total com a Comunidade Européia, inclusive a adoção do Euro em lugar da Libra Esterlina. Se houvesse um referendo sobre a aceitação da constituição européia aqui no Reino Unido, o resultado certamente seria um sonoro não. Mas, os acontecimentos das últimas semanas surpreenderam a muitos.

Em menos de sete dias (e para a alegria dos ingleses) a população de dois paises que jogam um papel muito importante dentro do projeto de unificação europeu, França e Holanda, disse não à proposta de uma nova constituição européia que foi escrita sob o comando de um ex-presidente Francês, Giscard D’Estaing. Se antes os britânicos já eram quase que totalmente avessos à integração européia, os últimos acontecimentos tornam a situação ainda mais complicada para o governo do Primeiro Ministro Tony Blair, mesmo considerando que na Espanha e na Alemanha o povo e o parlamento já disseram sim à nova constituição. De acordo com as regras do jogo, a constituição precisa ser aprovada pelos 25 países que fazem parte da União Européia para entrar em vigor.

As conseqüências dos resultados dos referendos Francês e Holandês ainda são imprevisíveis, mas certamente haverá alguma instabilidade política e financeira (provavelmente nada parecido com o que estamos acostumados no nosso querido Brasil!) até que o mar se acalme outra vez. Uma das principais preocupações de muitos europeus é a imigração, principalmente de pessoas provenientes de países muçulmanos. E, com a Turquia como forte candidata a fazer parte da comunidade européia (as negociações com os políticos turcos começarão dentro de alguns meses), o temor a uma “invasão turca” cresce rapidamente.

Em termos comerciais, a integração da Turquia à Europa certamente faz sentido, já que o país conta com uma infra-estrutura relativamente moderna, profissionais bem treinados e um grande número de habitantes que faria com que o mercado europeu contasse, de um dia para outro, com 63 milhões de novos clientes! No entanto, a questão religiosa preocupa a muitos. Pelo menos 90% da população turca se declara muçulmana. Será que a Europa conseguiria controlar a ameaça do Islamismo fundamentalista tendo um país muçulmano como membro com pleno direito?

Marcos

sábado, maio 21, 2005

Posted by Hello

Notícias da Família

Queridos,

Parece incrível, mas já fazem quase dez mêses que estamos na Inglaterra. Na quarta-feira passada o Filipe terminou os exames finais do primeiro ano e, graças a Deus, parece que tudo foi bem. Dentro de algumas semanas ele irá para o Brasil (quem nos dera poder ir com ele!) para visitar a igreja, amigos e parentes.

A Pri, esta semana, está um pouco doente (dor de garganta), mas mesmo assim conseguiu participar de uma excursão com a escola. O grupo saiu às 5 da manhã e voltou às 11 da noite, depois de fazer uma visita aos campos de batalha da primeira guerra mundial na Bélgica e França. Como as distancias são diferentes aqui: passear por três países (incluindo a Inglaterra) num mesmo dia!

A Ro e eu estamos bem. Ela está participando de um grupo de pintura na igreja que estamos freqüentando e eu continuo firme investigando e escrevendo sobre a misericórdia de Deus na Bíblia e no Alcorão. Tem sido uma experiência muito boa e realmente tenho aprendido muito. Espero, com este estudo, encontrar “pontes” que possam ser úteis no contato entre cristãos e muçulmanos.

Dentro de uns dias estarei pregando (na igreja que freqüentamos) sobre a soberania de Deus. Agradeceria as suas orações.

Um forte abraço a todos,

Marcos

terça-feira, maio 10, 2005

Visita do Amilton e da Ariza Posted by Hello

segunda-feira, maio 09, 2005

Amilton e Ariza

Ontem tivemos a grande alegria de receber a visita do Amilton e da Ariza. Eles estao acompanhando a nossa caminhada missionária desde 1986 quando saimos para o Norte da África (o Filipe tinha apenas 10 meses!) Passamos um dia muito gostoso e conversamos de tudo um pouco. Lembramos de velhos amigos e, mais uma vez, percebemos como o Senhor tem sido misericordioso com cada um de nós. Obrigado pela visita, Amilton e Ariza! Que o Senhor continue abençoando-lhes a cada passo.

Marcos

sábado, maio 07, 2005

De acordo com a oposiçao, Tony Blair é um primeiro ministro mentiroso (Caricatura publicada no jornal "Times" de Londres). Posted by Hello

sexta-feira, maio 06, 2005

Eleições Limpas?

Queridos,

Ontem foi um dia de eleições aqui na Inglaterra, e o primeiro ministro inglês, Tony Blair, conseguiu um feito histórico: é a primeira vez que o “Labour Party” (algo parecido com o Partido dos Trabalhadores no Brasil, mas que já é considerado quase de centro) consegue três vitórias consecutivas para governar o país. Mesmo com todo o problema levantado pela participação da Inglaterra na guerra do Iraque, Blair conseguiu uma maioria relativamente folgada no congresso.

Mas, algo me chamou a atenção: o nível da campanha eleitoral. Primeiro apareceram muitas acusações de fraude eleitoral nos votos por correio. Depois, os ataques do candidato de direita à pessoa do Tony Blair, chamando-o de mentiroso durante toda a campanha. Quem disse que no “primeiro mundo” também não tem estas coisas?

Abraços,

Marcos

sexta-feira, abril 29, 2005

Um dia importante!

Queridos,

Hoje é um dia importante por duas razoes: estou fazendo 44 anos (podem mandar cartoes se quiserem...) e, finalmente, terminei o meu último trabalho antes de começar a investigar e escrever uma dissertação de 20 mil palavras (que vale quase 50% da nota deste primeiro ano) comparando a misericórdia de Deus na Bíblia e no Alcorão. Foram cerca de 20 trabalhos escritos e centenas de horas de estudos mas, valeu! Muito obrigado pelo apoio que tenho recebido de muitas pessoas, especialmente da Ro, do Fe e da Pri. Que o Senhor lhes recompense grandemente!

Um forte abraço,

Marcos

terça-feira, abril 12, 2005

Visitando lugares historicos Posted by Hello

Olhando para o Futuro

Queridos,

Como dizem por aqui, “life goes on!”. No momento a casa está cheia, pois o Filipe está conosco estudando para os exames finais que serão realizados durante o mês de maio. Enquanto estuda, ele também está trabalhando umas 20 horas por semana durante a noite, em um supermercado aqui perto, repondo mercadoria nas prateleiras. Realmente ele tem se esforçado muito, e é muito bom ver isto. A Pri, depois de duas semanas de férias, voltou às aulas. A partir de setembro de 2005 ela continuará no programa educacional inglês e, ao mesmo tempo, estará fazendo todo o programa escolar em Espanhol referente à 8ª serie do 2º grau. Por que isto? Porque em 2006, se Deus assim o permitir, estaremos voltando à Espanha, onde a Pri continuará seus estudos.

Depois de muito tempo de oração e de conversa com uma “multidão de conselheiros”, decidi aceitar o convite para ser o próximo Diretor do Instituto Ibero-americano de Estudos Transculturais (a partir do segundo semestre de 2006, que é quando estarei terminando os estudos aqui na Inglaterra). O instituto foi fundado há uns oito anos atrás na cidade de Granada, sul da Espanha (com a participação de diferentes agencias missionárias internacionais) e se dedica ao treinamento dos missionários latinos que estão trabalhando no mundo muçulmano (para ver uma versao "beta" da página web que está sendo preparada, de uma olhadinha no endereço http://paginas.terra.com.br/informatica/outline. O desafio é grande mas, dada a importância que o treinamento de missionários tem no contexto evangélico latino atual, chegamos à conclusão que é onde o Senhor nos quer para os próximos anos, e que o trabalho pode ser muito estratégico. Eu estarei substituindo o Don McCurry, que é o Diretor atual. Na verdade durante muito tempo estávamos em dúvida entre esta opção ou se já seria o momento de regressarmos ao Brasil. No entanto, chegamos à conclusão que este tão desejado retorno terá que esperar alguns anos mais... Tanto a Ro como a Pri sentem paz com esta decisão e seguiremos contando com o seu apoio para esta próxima etapa.

Um forte abraço!

Marcos

P.S.: Algumas semanas atrás recebi a grata notícia de ter sido aceito para fazer o meu segundo ano de mestrado na London School of Theology (www.lst.ac.uk), onde estarei fazendo uma especialização em estudos islâmicos (incluindo o estudo do árabe clássico). Esta é uma faculdade teológica bastante conceituada no Reino Unido e sou muito grato a Deus por esta oportunidade.

domingo, abril 03, 2005

Finalmente o inverno começa a ceder Posted by Hello
Chegou a Primavera!  Posted by Hello

segunda-feira, março 28, 2005

Já de volta à Inglaterra Posted by Hello

Voltei!

Queridos,

Graças a Deus cheguei bem, encontrei a minha família inteirinha e com muitas saudades. Foi gostoso poder receber um abraço de saudades de todos eles e claro dar o meu também!

Minha viagem ao Brasil foi muito gostosa e quero aproveitar para agradecer aos meus pais e ao Marcos, Fe e Pri por fazer desta viagem um presentão de aniversário.
Desfrutei muito do meu tempo de estar com minha família e a do Marcos sem a preocupação de outras coisas, apesar que aproveitei para ir a alguns médicos. Pude também acampar na praia, tomar banho de mar até as 9 horas da noite (que lindas são as nossas praias Brasileiras!), ir a alguns shopping centres, comer pastel e tomar caldo de cana, comer com música ao vivo, conversar e passear muito com meus pais, irmão e cunhada.

Outra coisa linda que aconteceu foi de poder comemorar os meus 4.0 com a família e amigos. O carinho e amor de todos é uma prova do cuidado de Deus na minha vida.
Agradeço a Deus pela o dom da vida e pelas pessoas que por tantos anos nos acompanham. Um abraço a todos,

Rosangela.
Conseguimos sobreviver até a Ro voltar! Posted by Hello