quinta-feira, julho 07, 2005

Ataques terroristas em Londres


Queridos,

Hoje, por volta das 9 da manhã (hora local), várias explosões sacudiram o centro de Londres. Uma delas foi em uma das estações do metrô que costumamos usar quando vamos a Londres (que está a uns 40 kms aqui de casa). Pelas primeiras notícias fornecidas pela BBC há vários mortos e centenas de feridos. A rainha Elizabeth e o Primeiro Ministro Tony Blair já fizeram pronunciamentos lamentando a tragédia e condenando veementemente estes ataques terroristas.

Infelizmente esta é uma realidade do mundo moderno que preocupa a todos: o terrorismo fomentado pelo movimento islâmico fundamentalista. Nos últimos anos, cidades importantes como Nova York, Madrid, e agora Londres (ainda falta confirmação sobre os autores), foram alvos de fanáticos, que em total desrespeito pela vida humana, trouxeram destruição e morte de forma avassaladora. Nossas orações, sem dúvida alguma, devem estar com as vítimas e seus parentes, assim como com os governantes das nações afetadas.

Ao mesmo tempo, apesar do sentimento de impotência que certamente muitos de nós sentimos por não sabermos o que fazer para resolver esta situação, tenho a convicção de que, além da oração, outro passo que podemos dar é tentar entender melhor este problema através de uma análise cuidadosa e com discernimento. Evitaremos assim, assumir posições baseadas somente no que o rádio e a televisão nos transmitem, e poderemos fazer uma avaliação mais equilibrada sobre este tema, que é extremamente complexo.

Recentemente eu escrevi um ensaio intitulado: “O Islamismo Fundamentalista e as suas causas”. Caso você queira receber este documento, por favor me envie um e-mail (msamado@gmail.com) simplesmente colocando no assunto a palavra “ensaio” e com muito prazer lhe enviarei uma cópia. Espero com isto contribuir, mesmo que de uma maneira tão pequena, para uma melhor compreensão do assunto.

Um forte abraço!

Marcos

Nenhum comentário: