quinta-feira, março 03, 2005

Situaçao na Inglaterra

Queridos,

Ontem de madrugada, depois de deixar a Rosangela no aeroporto de Londres (ela já está no Brasil!), resolvi dar uma olhada no jornal "The Guardian", um dos principais jornais ingleses (com tendências políticas que se assemelhariam ao PSDB no Brasil). As notícias da primeira página eram sobre os muçulmanos que vivem na Inglaterra (milhoes!)e que terao que se conformar com ser mais revistados pela polícia, por medo aos atentados terroristas. Obviamente os muçulmanos nao gostaram nada disto. A outra noticia era sobre a descoberta do maior número primo, com mais 7 milhoes de dígitos. Na verdade, nao saberia dizer porque esta noticia é tao importante para merecer a primeira página de um jornal como o "The Guardian" mas, lá estava. A terceira notícia importante era, uma vez mais, sobre os muçulmanos: o governo está tentando aprovar uma lei que permitiria o ministro do interior enviar para a prisao pessoas que talvez estejam envolvidas com terrorismo, mas que ainda nao foram acusadas nem julgadas. O parlamento está há dias discutindo esta lei, e muitos estao preocupados que isto significaria a perda de certos direitos básicos para os cidadoes. Caso voce esteja se perguntando, nao, nao havia nenhuma noticia sobre crime, roubo, assalto, etc., etc. O que tinha era um grande anúncio sobre uma mansao que estao vendendo em Londres por apenas 300 milhoes de reais. Alguém está interessado?

Como voces podem ver, mais e mais a Inglaterra, e na verdade toda a Europa, está preocupando-se com os muçulmanos radicais. A ediçao européia da revista Time, da semana passada, falava sobre uma europa vivendo uma profunda crise de identidade, principalmente pelos milhoes de muçulmanos que vieram buscando emprego, universidades, ou fugindo de situaçoes de guerra e perseguiçao política e religiosa.

Nao existe dúvida que o islamismo radical representa uma ameaça séria. Por outro lado, a maioria dos muçulmanos na Europa nao sao partidários das idéias muçulmanas radicais. Nao sei até que ponto o Brasil já se ve afetado por esta situaçao. Comentários serao bem vindos. Oremos por esta situaçao! Um forte abraço a todos,

Marcos  Posted by Hello

Nenhum comentário: