sábado, maio 12, 2007

A VISITA DO "SANTO PADRE" AO BRASIL

Confesso que tinha outros planos para esta manhã. No entanto, ao ver as manchetes dos principais jornais de São Paulo, não resisti e resolvi escrever este texto.


Antes de ir ao tema principal, quero fazer algumas afirmações importantes para não ser mal interpretado (mesmo tendo pouca esperança de que não serei mal interpretado...) :


  1. Sou cristão evangélico. Pertenço a uma daquelas denominações que o Papa Bento XVI insiste em classificar como seita e cujas atividades "proselitistas" estão trazendo tanta preocupação à ele.

  2. Conseqüentemente, não subscrevo a algumas das principais doutrinas da igreja Católica Apostólica Romana. Não vejo que, biblicamente, possamos, para citar apenas alguns exemplos, defender a salvação através das obras, a adoração de imagens, a posição tão elevada que os católicos romanos dão à Maria e aos “santos”, colocando-os como intercessores entre os homens e Deus. Também não creio na doutrina da transubstanciação, nem posso compreender como a igreja católica é tão leniente com o sincretismo (que ocorre no Brasil e em muitas outras partes do mundo) entre o catolicismo, as religiões de origem africana e o espiritismo.


No entanto (e aqui vem o meu ponto central), também não posso deixar de dizer que Bento XVI tem sido muito corajoso nas suas declarações públicas, e está defendendo alguns valores claramente cristãos que nós, os evangélicos, com freqüência evitamos proclamar de forma franca e objetiva. A esta altura da sua viagem ele já falou sobre:


  1. A santidade da vida, num claro posicionamento contra o aborto;

  2. A importância de “formar nas classes políticas e empresariais um autêntico espírito de veracidade e honestidade”;

  3. A forte e inaceitável desigualdade social reinante no Brasil;

  4. A necessidade de evitar que “a ferida do divórcio e das uniões livres” continue alastrando-se;

  5. A necessidade de “dizer não à mídia que ridiculariza a virgindade” e a santidade do casamento (eu escutei quando ele disse isto justamente através da Rede Globo!!).


Da perspectiva cristã evangélica é uma pena que, neste momento, o Papa está em Aparecida do Norte, o que certamente dará um grande incentivo à mariolatria (ou, como os católicos preferem dizer, “veneração” à Maria). No entanto, espero que este e outros pontos de desacordo entre protestantes e católicos, não nos impeçam ver os aspectos positivos da mensagem que Bento XVI está trazendo ao Brasil. Ao fim e ao cabo, será que não é certo que “Deus escreve certo por linhas tortas”?


Marcos Amado

sexta-feira, maio 11, 2007

Plim, Plim!


MENSAGEM ENVIADA À REDE GLOBO


Prezados Senhores,


Como cristão, gostaria de fazer constar a minha palavra de consternação e preocupação pelo destaque tão grande e favorável que a programação da Rede Globo tem dado a temas como espiritismo, bruxaria, magia, relações sexuais ilícitas e a cenas de sexo, inclusive em horários impróprios para menores.


Posso entender perfeitamente que um veículo de comunicação como a Rede Globo queira retratar a realidade da sociedade brasileira. No entanto, ao fazê-lo de uma forma tendenciosa, parcial, e sem mencionar os valores cristãos como o temor a Deus, a santidade do casamento e da família, a justiça, a pureza sexual, e tantos outros valores que (devemos sempre recordar) serviram de base para o desenvolvimento daquelas que hoje são as maiores potencias do ocidente, vocês não estão prestando nenhum serviço à sociedade brasileira, que tanto necessita de uma mensagem que ofereça esperança, uma ética elevada e paz com Deus.


Caso vocês queiram, sinceramente, refletir com mais exatidão a realidade brasileira, sugiro que incluam os valores defendidos por milhões de brasileiros, ou seja, os cristãos.


Sinceramente,


Marcos Amado